...

12/04/2022

Saiba como arrasar na entrevista de emprego

Entrevistas de emprego em 2022 – veja como arrasar e conseguir a vaga!

Você montou um currículo incrível, fez sua candidatura em diversas vagas de emprego e, de repente, recebeu aquela ligação: o RH de uma empresa agendando sua tão sonhada entrevista. Agora, é hora de se preparar para impressionar os recrutadores e garantir a contratação.

Como? Separamos nesse artigo algumas informações sobre como funcionam as entrevistas em 2022 e dicas para se dar bem em todas elas, acompanhe!


Como funcionam as entrevistas?

As entrevistas de emprego são a forma que as empresas têm de conhecer melhor o candidato, suas habilidades e competências, e de filtrar quem realmente tem o perfil necessário para a vaga oferecida. 

Por isso, elas costumam ser um bate papo entre você e o recrutador, cheio de perguntas e, às vezes, alguns testes relacionados à vaga, como português, matemática, informática e raciocínio lógico. Esteja preparado para esses testes, eles costumam ser eliminatórios.

Em 2022, muitas empresas têm optado por entrevistas remotas, por conta da pandemia. Nesse caso, valem todas as dicas que daremos ao longo do artigo, e mais: tenha atenção especial à sua conexão de internet, evitando quedas durante a conversa. Também cuide do cenário: esteja em um local bem iluminado e retire qualquer bagunça que possa aparecer ao fundo do vídeo.


Dicas para uma entrevista perfeita

1 – Pesquise

Quando receber o contato agendando uma entrevista, lembre-se de anotar o nome da empresa. Depois, pesquise sobre ela! Descubra o ramo de atuação, os produtos e serviços que ela comercializa, a missão, visão e valores, visite o site e as redes sociais da companhia. Isso vai te munir de informações importantes para impressionar o recrutador.


2 – Prepare-se

A maioria das entrevistas utiliza algumas perguntas-chave para te conhecer melhor. Não deixe para pensar nas respostas na hora, prepare-se antes. Tenha na ponta da língua respostas para perguntas como:

- Cite 3 qualidades e 3 defeitos.

- Quais são seus hobbies ou o que você faz nas horas vagas.

- Quais são seus objetivos ou sonhos a curto e a longo prazo?

- Quais são seus objetivos nessa empresa?

- Por que você quer trabalhar aqui?

- O que você pode agregar à nossa empresa?

- O que te diferencia dos outros candidatos?

- Qual sua pretensão salarial? 

- Conte uma situação em que você atuou positivamente na resolução de um problema.


3 – As primeiras impressões são importantes

Portanto, muito cuidado com sua aparência durante a entrevista. Use roupas sóbrias, que transmitam seriedade, mesmo que sejam simples. Evite bonés, roupas rasgadas, decotes pronunciados ou roupas curtas. A maquiagem deve ser leve, pensada para o ambiente de trabalho e o cabelo deve estar bem arrumado.

 

4 – Cuidado com a linguagem corporal

Seu corpo também fala, e os recrutadores estarão atentos à sua linguagem corporal. Portanto, tente manter uma postura confiante. Evite braços cruzados e ficar olhando para baixo, pois isso passa uma mensagem de medo e insegurança.

Mantenha a coluna reta, olhe para o entrevistador e gesticule levemente enquanto fala, sem exageros. Isso transmite tranquilidade e mostra ao entrevistador que você tem controle emocional. 


5 – Se não tiver experiência de trabalho, cite situações positivas da sua vida

Entrevistas para o primeiro emprego costumam ser desafiadoras, já que não temos experiências anteriores para contar. Nesse caso, conte situações positivas da sua vida, como a organização de um evento da escola, a participação em um trabalho voluntário ou um trabalho em grupo no qual você tirou uma nota boa.


6 – Termine suas respostas sempre de forma positiva

A entrevista é uma conversa, e o recrutador tende a utilizar suas falas como ganchos para as próximas perguntas. Então, procure sempre terminar suas falas com algo positivo – por exemplo, se estiver contando sobre um trabalho em grupo da escola, termine falando que a nota final foi excelente. Assim, você mantém a conversa sempre pra cima!


7 – Seja você mesmo!

Siga todas essas dicas, mas lembre-se de ser você mesmo: a autenticidade é importante para mostrar que você é único, com qualidades que podem, sim, contribuir para o crescimento da empresa. Não minta e não finja ser o que você não é!


Seguindo essas dicas, você vai deixar sua marca e impressionar os recrutadores. Prepare-se ainda mais para o mercado de trabalho com os cursos da Prepara. Visite nosso site e conheça!

MAIS LIDOS

...
Saiba como montar um currículo matador

Como montar um currículo incrível e conseguir um...

12/04/2022 Ler
...
Mercado de Trabalho em 2022 – Tudo o que você precisa saber

O mercado de trabalho em 2022Os últimos dois anos...

12/04/2022 Ler
...
Os pilares da empregabilidade e como isso ajuda na sua carreira

Conheça os pilares da empregabilidade e como eles...

12/04/2022 Ler